Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

Casa do Concelho foi palco de Torneio de Xadrez Solidário

Os acontecimentos devastadores provocados pelo incêndio de 15 de Outubro no concelho de Pampilhosa da Serra continuam nos dias de hoje a gerar movimentos de solidariedade para apoio aos lesados.

Agora foram os xadrezistas, por iniciativa do Grande Mestre (GM) António Fernandes, que se disponibilizaram para a realização de um “TORNEIO DE XADREZ DE SOLIDARIEDADE” para com o nosso concelho e os pampilhosenses lesados.

Perante uma proposta do GM a Câmara Municipal e a Casa do Concelho em Lisboa desde logo se colocaram disponíveis para, em conjunto, levarem a cabo a concretização deste torneio, a que a Federação de Xadrez também veio a dar o seu apoio, e, consequentemente, veio a verificar-se a disponibilidade de algumas dezenas de xadrezistas para participarem no mesmo durante um dia de sábado, o dia 17 de junho.

Ali, na sede da casa do concelho, em Alfama, aconteceu um dia de grande solidariedade e de sentidas recordações já vividas pelos Xadrezistas no território de Pampilhosa da Serra, ao ser recordada a realização de outros eventos de Xadrez de grande prestígio internacional, de entre eles alguns distinguiram-se como sendo dos melhores torneios de sempre organizados no nosso país.

São assim os pampilhosenses, muito embora com a sua vida realizada a Kms de distância do território, e dele tendo saído ainda jovens jamais se afastam, porque quando necessário se manifestam presentes.   

Foi por estas razões que foi possível, com a administração do GM António Fernandes, e com a disponibilidade para arbitrar de um seu amigo, o árbitro internacional, que teve realização este Torneio de Xadrez Solidário, e se outro efeito não tivesse tido, e teve, foi juntar na sede da Casa do Concelho umas dezenas de xadrezistas usufruindo daquele espaço acolhedor que é a nossa sede, localizada num dos bairros mais típicos da capital, e do sentido de solidariedade tão nativo dos nossos conterrâneos pampilhosenses, ficando preconizada a vontade de outras realizações ali virem a ser concretizadas futuramente.

Como em todas as provas desportivas também aqui estiveram os competentes e os competentíssimos, e neste caso os três primeiros classificados foram obsequiados com prémios diferenciados alusivos à Pampilhosa da Serra, sendo entregue a todos os participantes uma recordação do nosso concelho, seguindo-se a partida com o agrado de um bom convívio.

Deixamos aqui sentidos agradecimentos ao GM António Fernandes pela iniciativa que teve, e um desafio para que outras realizações venham a ocorrer.

Viva o território pampilhosense! Viva a solidariedade!

José Ferreira

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra todos os direitos reservados

webmaster

Top Desktop version

Este Website usa Cookies ..... Ver Politica e Privacidade