Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

Assembleia Geral da Casa do Concelho elege Corpos Sociais 2019-20

  • Aprovada atribuição do “Galardão de Mérito Pampilhosense” ao Juiz Conselheiro António Henriques Gaspar
  • Aprovado Relatório e Contas, Plano e Orçamento para 2019
  • José Ferreira reeleito presidente da direção

Contando com a presença de cerca de três dezenas de associados e representantes de coletividades regionalistas filiadas, realizou-se na tarde de Domingo, dia 17 de Fevereiro de 2019, a assembleia geral ordinária da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra (CCPS), na sua sede em Lisboa.

 

Sob a presidência de João Ramos, a sessão tinha como primeiro ponto da ordem de trabalhos a apresentação do Relatório e Contas do exercício de 2018, tendo na ocasião o presidente da Direção José Ferreira, feito uma síntese daquele documento e prestado todos os esclarecimentos pedidos pelos associados.

O presidente da direção agradeceu a todos os que participaram e apoiaram a Casa na realização das suas atividades, mostrando-se muito agradado por terem cumprido os objetivos e apresentar resultados financeiros positivos. Destacou a atividade da Estrutura Etnográfica, nomeadamente do Rancho Folclórico da CCPS e do grupo de concertinas “Os Serranitos”, que “continuam com grande vitalidade, com atuações e ensaios semanais, composta por muita juventude, sendo grandes obreiros na propagação do nome, tradições e cultura do nosso concelho, pelas mais diferentes regiões do nosso país, e por isso merecedores do nosso reconhecimento.”

Referindo-se ao jornal “Serras da Pampilhosa”, José Ferreira destacou o facto de em 2019 completar 20 anos de publicações ininterruptas, assumindo-se como o órgão de comunicação da CCPS e do Regionalismo, cumprindo um importante serviço à vasta comunidade pampilhosense espalhada pelo mundo. Manifestou o reconhecimento da direção pelo trabalho desenvolvido pelo seu diretor Carlos Simões, pelo colaborador no território Zé Manel, assim como por António Rosa e Elisabete Vicente na revisão e paginação. No que concerne ao equilíbrio financeiro do jornal, foi ainda salientado que presentemente apresenta saldo positivo, reforçando assim a viabilidade financeira do jornal e da Casa.

Com a emissão de parecer favorável do Conselho Fiscal pela voz do seu presidente José Carlos Silva e conforme proposta daquele órgão, o Relatório e Contas foi aprovado por unanimidade, tendo sido aprovados ainda Votos de Louvor á Direção, ao Jornal Serras da Pampilhosa, seu diretor e colaboradores, ao Rancho Folclórico da CCPS e grupo Serranitos.

Incluído no Relatório, a direção propôs e foi aprovado um Voto de Pesar pelos associados falecidos e deixado um minuto de silencio em sua memória.

No mesmo documento, a direção apresentou proposta de atribuição do Galardão de Mérito Pampilhosense ao associado Juiz Conselheiro António Silva Henriques Gaspar, proposta que foi aprovada por unanimidade (ver caixa).

-----------------------------------------------------------------------------

CAIXA

GALARDÃO DE MÉRITO PAMPILHOSENSE

Os associados da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, reunidos em Assembleia Geral aos dezassete dias do mês de fevereiro de dois mil e dezanove, atribuem ao associado Excelentíssimo Senhor Juiz Conselheiro António Silva Henriques Gaspar, o Galardão de Mérito Pampilhosense.

A atribuição deste Galardão tem como sentido enaltecer os relevantes serviços prestados na Estrutura Judicial Portuguesa pelo associado galardoado, desde Magistrado do Ministério Público a Presidente do Supremo Tribunal de Justiça e do Conselho Superior de Magistratura, cargos que exerceu no período decorrente de doze de setembro de dois mil e treze a quatro de outubro de dois mil e dezoito.

Foi um percurso profissional que o notabilizou, não só como um dos mais capazes e justos Administradores da Justiça em Portugal, mas também nas estruturas da Justiça Internacional que integrou, tendo ocupado diversos cargos como agente de Portugal no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e membro do Comité contra a Tortura da Organização das Nações Unidas.

Por esta e por outras razões, tão ou mais relevantes, é com sentido orgulho pampilhosense que os associados da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra em Lisboa manifestam meritório reconhecimento ao ilustre pampilhosense que agora galardoamos.

A Assembleia Geral da CCPS 

Lisboa, 17 de fevereiro de 2019

----------------------------------------------------------------------

 No quarto ponto da ordem de trabalhos a direção apresentou o Plano de Atividades e Orçamento para 2019, no qual foram apresentadas as principais linhas de ação que no entender da direção deverão nortear a atividade da instituição, designadamente as atividades que anualmente vêm fazendo parte da vida da CCPS, das quais destacamos a comemoração do 35º aniversário do Rancho Folclórico a realizar no próximo dia 17 de março, a realização de atividades desportivas, recreativas e culturais, designadamente a participação na Grande Noite de Fados de Santa Maria Maior, Encontro de Concertinas, Torneio de Futsal Inter-filiadas, presença na Feira de Artesanato e Gastronomia na vila, Festival de Folclore, Torneio de Sueca e Magusto, a comemoração do 78º aniversário da instituição e o 20º do jornal Serras, a dinamização das parcerias com entidades locais e com as filiadas, a manutenção e reforço da atividade da estrutura etnográfica com o Rancho Folclórico da CCPS, o grupo de concertinas Os Serranitos e o Grupo de Bombos, a manutenção da publicação do jornal Serras. A direção prevê ainda desenvolver ações com a finalidade de abrir as instalações da sede à comunidade pampilhosense, filiadas e associados como forma de convívio dos pampilhosenses e promoção do território de Pampilhosa da Serra em Lisboa e, criar melhoria das condições no espaço da sede, seja por via de obras nas atuais instalações, seja pela eventual procura de novo espaço que se entenda melhor servir os interesses dos associados e dos pampilhosenses em geral. Para além destas iniciativas outras se poderão juntar, estando a direção aberta a apoios e propostas.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2019 foi aprovado pela assembleia, entrando-se de seguida no último ponto da ordem de trabalhos, destinado à apresentação de assuntos de interesse geral, tendo vários associados usado da palavra. Um dos principais temas abordados, centrou-se na melhoria das instalações da Casa. Foi opinião unanime que, tratando-se de imóvel implantado Alfama, um antigo bairro histórico da capital, necessita de obras de requalificação e manutenção, ficando algumas sugestões à direção para que analise o assunto, colocando diversas hipóteses onde a realização de obras, a venda das instalações e a procura de novo espaço, são saídas que deverão ser equacionadas. A este propósito, a direção foi incentivada a reativar o processo de conversações com a Câmara Municipal de Lisboa no sentido de se encontrar um novo local para a sede da Casa, ou procurar esse espaço nos concelhos limítrofes da capital.

Por diversos associados foi também enaltecida a dinâmica do Rancho Folclórico da CCPS e a juventude da maioria dos seus membros, o que deixa grande esperança na continuidade do grupo. Ficou a opinião que os elementos do rancho são muito importantes para a Casa, pelo que se deveria pensar numa forma de envolver estes elementos nas diversas atividades e nos órgãos sociais de modo a sentirem e viverem a instituição como sua na sua plenitude.

Antes de encerrar a sessão, o presidente da mesa, João Ramos, referiu que a direção que naquele dia cessava funções cumprira o seu mandato de forma excelente, tendo dignificado a Casa do Concelho e realizado um bom trabalho que todos os pampilhosenses devem enaltecer e aplaudir.

Após o encerramento da sessão, iniciou-se de imediato a assembleia geral eleitoral, a fim de eleger os órgãos sociais para o próximo biénio, tendo sido entregue na Mesa pela direção cessante uma lista concorrente. Depois de apresentada, a lista única foi a votação pelos associados e filiadas presentes, tendo sido aprovada pela unanimidade dos 41 votos.

Assim para o biénio 2019-2020 os associados eleitos para os Corpos Sociais da CCPS, são os seguintes:

Assembleia Geral

Presidente

1.ª Secretária

2.ª Secretária

João Manuel de Matos Ramos

Elisa Manuela Almeida Matias Esteves

Rute Alexandra Mendes da Cruz

Carvalho

Machio de Cima

Gralhas

 

Direção

Presidente:

Vice-Presidente

Vice-Presidente

Vice-Presidente

Tesoureira

1ª Secretária

2º Secretário

 

1ª Suplente

2º Suplente

3º Suplente

4º Suplente

José Fernandes Ferreira

Sérgio António Gaspar Vicente

José Duarte da Silva

José Henrique Antão Fernandes

Paula Sofia Almeida Nunes

Manuela Alexandre Batista Pires

Sérgio Miguel Mendes Trindade

 

Élia Marina Lopes João Rocha

Joaquim da Costa Simão

Tiago Miguel Vitorino Gonçalves

José Carlos Almeida Borbinhas Cabaços

Praçais

Malhada do Rei

Seladinhas

Ribeiro e Folgares

Armadouro

Vale Derradeiro

Vale Derradeiro

 

Vale Serrão

Malhada do Rei

Malhada do Rei

Sobral Bendito

 

Conselho Fiscal

Presidente

Secretário

Vogal

 

Suplente

Suplente

José Carlos Casimiro Santos Silva

José de Almeida Alexandre

Jorge Batista Santos Morais

 

Maria Ludovina Cardoso Lopes

Elisabete Maria Gaspar Vicente

Brejo de Baixo

Soeirinho

Ponte de Fajão

 

Maria Gomes

Malhada do Rei

 

Conselho Regional

Presidente

Secretário

Secretário

Isidro Alves Marques

Artur Agostinho Lourenço Tomé

António Barata Lopes

Malhadas da Serra

Amoreira

Vale Serrão

 

Representantes no Território

José Manuel Dias Gonçalves Almeida                                         Sobral Bendito

Esmeralda Assunção Simões Alexandre                                      Pampilhosa da Serra

Pela assembleia foram dados votos de muitos sucessos para este novo elenco, que mantem na presidência José Ferreira, tendo já provas dadas de grande competência e capacidade para manter a Casa concelhia pampilhosense, como uma das mais prestigiadas na capital, e uma grande instituição embaixadora do concelho de Pampilhosa da Serra e da sua região serrana.

Carlos Simões

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra todos os direitos reservados

webmaster

Top Desktop version

Este Website usa Cookies ..... Ver Politica e Privacidade