Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

III Encontro de Concertinas da Casa do Concelho - Um sucesso que se repete

Realizou-se, no passado dia 24 de Abril, Domingo, o III Encontro de Concertinas da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra.

O dia começou cedo na Casa do Concelho. Aliás, começou na noite anterior, após o fim do ensaio do Rancho da Casa, em que os elementos do rancho ajudaram a arrumar o salão da CCPS, após o términus do ensaio, para que tudo ficasse pronto o encontro de concertinas do dia seguinte. Isto até porque as gentes pampilhosenses não deixam trabalho por fazer!

 

Domingo, às 14h, já “Os Serranitos” estavam pela Casa concelhia para bem receber os atrevidos tocadores de concertina que iam chegando. O salão foi enchendo, as concertinas começaram a fazer barulho, e deu-se início ao evento. Por volta das 15h, o grupo de concertinas da CCPS subiu ao palco para “abrir o baile”, e dar o exemplo das actuações que viriam a seguir. Até final da tarde, as janelas da Casa abriram para Alfama, entoando músicas tradicionais de Norte a Sul do país, interpretadas por diversos grupos e individualidades bem conhecidos do mundo concertinista. Foram vários os que passaram pelo palco da CCPS: abrindo com “Os Serranitos”, seguiram-se Amigos da Portela, Escola de Concertinas Filipe Oliveira, Primeira Forma, Beira Lima, Os Resineiros, Seca-Adegas e Companhia, Grupo Pedrosini, Pedro Rodrigues, Os Escangalhas, Celso Pinto, Somos do Norte e Vítor Rosa, antes das apresentações fecharem com Chave de Ouro com o “nosso” João Tomás. Pelo meio, deu-se o sorteio das rifas que foram vendidas no dia, pelas “nossas” Mariana Corga e Inês Marques, e que saiu ao “nosso” José António Marques, que foi para casa com uma garrafa de aguardente com uma escada lá dentro feita em madeira de carvalho, oferta do “nosso” António Henriques, mais conhecido por “Seca-Adegas”. No final, o Presidente da Direcção da CCPS, Sr. José Ferreira, agradeceu a presença de todos, congratulou o sucesso de mais um evento realizado naquela Casa, apesar de uma menor afluência comparativamente a anos anteriores, fruto de vários eventos que se realizavam naquela data (como a peregrinação dos Ranchos Folclóricos a Fátima).

A tarde findou com todos os concertinistas a tocarem juntos no salão da CCPS, enquanto que o público mais resistente ia fazendo o gosto ao pé!

Foi mais um evento de sucesso realizado na Casa de todos os pampilhosenses, à semelhança dos restantes que ao longo do ano vão acontecendo, e que contou com a mão-de-obra de elementos do rancho, d’”Os Serranitos” e da Direcção da CCPS. Para o ano pretende-se realizar a 4ª edição do certame, novamente perto do fim-de-semana da Páscoa. Fiquem atentos ao “Serras da Pampilhosa” e ao site da CCPS, que com um aspecto renovado e nova atenção, dão a conhecer os eventos e as actuações da Estrutura Etnográfica da CCPS com a maior rapidez.

Um abraço a todos

 André Mendes

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra todos os direitos reservados

webmaster

Top Desktop version

Este Website usa Cookies ..... Ver Politica e Privacidade