Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

Convocatória Conselho Regional 2018

A Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra em Lisboa, lugar de memória histórica, teve por sua fundação os fluxos migratórios dos nossos conterrâneos do território do concelho de Pampilhosa da Serra para a cidade de Lisboa.

 Nos finais do século XIX e princípio do século XX, a vinda de muitos pampilhosenses do território do concelho para a cidade de Lisboa, criou um sentimento de necessidade de existência de um local de convivência e apoio para com quantos vinham chegando à cidade, e também um local para a angariação de meios materiais que levassem a que nas Aldeias se produzissem melhores condições de vida para os que lá iam ficando e também que se estabelecessem elos de memória com as tradições e costumes da terra natal.

 

 Os efeitos dessa onda de solidariedade entre conterrâneos, levou a que as Aldeias viessem a colher significativos benefícios por meio dos melhoramentos que foram sendo introduzidos, como abertura de estradas, colocação de telefone, água canalizada, eletricidade e mais recentemente equipamentos de desporto e de lazer.

 A Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra em Lisboa sendo fator aglutinador de todo um processo que é o Regionalismo Pampilhosense, teve nas Comissões/Ligas de Melhoramentos de cada Aldeia as células que ao longo dos anos alimentaram este movimento, proporcionando a sua manutenção e o seu crescimento.

 Podemos e é até salutar questionarmo-nos sobre a razão de ser da existência da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra em Lisboa e a sua continuidade tal como existe com as suas valências: - Grupo Etnográfico (Rancho Folclórico, Bombos e Serranitos), e jornal “Serras da Pampilhosa”.

 No sentido de colher opiniões sobre que futuro para a Casa do Concelho e composição dos seus órgãos sociais, que devem ser eleitos na Assembleia Geral a ocorrer no último domingo de janeiro de 2019, convoca-se o Conselho Regional da CCPS para reunir pelas 15h00 do dia 28 de outubro, na sede da Casa – Rua das Escolas Gerais, 82, com a ordem de trabalhos seguinte:

1 – Casa do Concelho e o seu futuro;

2 – Órgãos Sociais para o biénio 2019 / 2021

3 – Outros assuntos

Lisboa, 08 de outubro de 2018

O presidente do CR

Isidro Marques

 

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra todos os direitos reservados

webmaster

Top Desktop version

Este Website usa Cookies ..... Ver Politica e Privacidade