Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

Plano de Atividades e Orçamento para 2016

O Plano de Atividades é um documento que, em articulação com o orçamento, tem por base a continuidade do ciclo das atividades a levar a efeito na Casa do Concelho ao longo do ano de 2016.

 

Porque se trata de um plano e de um orçamento, aquando da sua elaboração pela Direção e da apreciação pelos Associados em Assembleia Geral, a programação aqui inscrita poderá sofrer algumas alterações no sentido de o compatibilizar com a realidade de cada momento, adequando este Plano ao incremento das atividades.

Neste contexto, identificamos as principais linhas de ação a desenvolver ao longo do ano de 2016:

1. Comemoração do 31.º aniversário do Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra:

Para efeitos dessa comemoração levar-se-á a efeito a realização de um almoço no decorrer da segunda quinzena de Março, em princípio a 20 de Março.

2. Encontro de Concertinas:

Prevemos realizar o terceiro encontro de concertinas da CCPS em meados do mês de Abril.

 

3. Atividades Culturais e Recreativas:

Manter a dinâmica do pelouro do desporto, cultura e recreio na organização de eventos como o Torneio de Futsal Inter-Filiadas, previsto para os meses de Abril e Maio, bem como o torneio da sueca em Novembro, e ainda outras atividades que promovam o convívio dos associados e da comunidade pampilhosense em geral.

 

 

4. Comemorações do 75.º aniversário da Casa do Concelho:

 

a) – Realizar um evento no dia 01 de Junho na nossa sede alusivo à data da fundação da Casa, por forma a dar o devido realce ao 75.º Aniversário;

b) - Realizar no dia 05 de Junho o Almoço do 75.º Aniversário da Casa e 17.º Aniversário do Jornal “Serras da Pampilhosa.

5. Parcerias com entidades locais e associativas:

A CCPS programa colaborar com o Município de Pampilhosa da Serra, nas iniciativas em que este venha a participar ou a promover (exemplos de anos anteriores: Bolsa de Turismo de Lisboa, FIA Artesanato, em Lisboa e Feira do Artesanato e Gastronomia na Vila de Pampilhosa da Serra, por ocasião das festas do Concelho);

No princípio da cooperação com outras entidades, a CCPS participará nas iniciativas da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa, nomeadamente no Fim-de-Semana das Regiões; Visitas das Casas Regionais a concelhos das suas filiadas; Encontro das Casas Regionais em Lisboa; Almoço de Aniversário da ACRL, em Novembro. Estará ainda disponível para cooperação com a Confederação das Coletividades (CPCCRD) na sua qualidade de Associação Concelhia de Coletividades;

Organizar no Bairro de Alfama uma Festa do Folclore, em parceria com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior;

A CCPS estará ainda disponível para cooperar com outras entidades locais e associativas em atividades de interesse comum, designadamente com a AJPS e restantes filiadas da Casa, se estas assim o decidirem e nos solicitarem colaboração.

6. Dinamização das relações com as Filiadas e com outras Associações do Concelho:

Atribuímos especial interesse ao bom e são relacionamento e intercâmbio com todas as entidades do concelho, no sentido de “Unir e servir a comunidade pampilhosense espalhada pelo País e pelo Mundo”.

7. Estrutura Etnográfica da Casa do Concelho:

Sendo o Rancho Folclórico, os Serranitos e os Bombos a Estrutura Etnográfica da Casa, são de per si e no seu conjunto os principais embaixadores da nossa cultura pampilhosense, e nesse sentido é para a Direção um especial motivo de incondicional apoio. A progressiva renovação do Rancho, que actualmente conta com um elevado número de jovens, conjugada com o respeito e valorização das tradições pampilhosenses e o saber dos mais idosos e experientes, fazem com que este grupo incorpore um conjunto de competências que muito dignificam a Casa do Concelho e o território da Pampilhosa da Serra. A frequente solicitação para a realização de atuações no concelho e em todo o território nacional é uma realidade, colocando a Direção toda a disponibilidade possível para corresponder às necessidades que venham a ocorrer em cada momento. O almoço de Natal do Rancho, no mês de Dezembro, deverá corresponder, como habitualmente, ao encerramento das atividades anuais da Casa do Concelho e até pela quadra em que se realiza devemos fazer dele uma referência marcante, no sentido de um reforço do bom entendimento entre o Grupo e uma eficaz mobilização para o ano seguinte.

8. Jornal “Serras da Pampilhosa” e comunicação:

O jornal é um dos principais elos de ligação dos pampilhosenses espalhados pelo país e pelo mundo. É um órgão de informação da vida passada e atual do território da Pampilhosa da Serra, com uma linha editorial independente e com uma relevante aposta na divulgação da vida e do património do concelho. A cooperação com o sitio da CCPS na Internet e a comunicação através das redes sociais, como fator de aproximação à grande comunidade pampilhosense, deverão igualmente fazer parte da estratégia de desenvolvimento. Em face do que é a sua relevante existência, a Direção só pode manifestar toda a disponibilidade possível para um apoio consentâneo com a sua qualidade de grande meio de informação do nosso território pampilhosense.

9. Instalações da Casa do Concelho e sua abertura diária à comunidade pampilhosense:

Neste ano em que comemoraremos o 75.º aniversário da Casa e dispondo de uma área bastante significativa com possibilidade de ser utilizada, procuraremos, na medida em que tal nos for possível, levar a cabo a realização de alguns eventos com uma frequência mais assídua.

10. Regulamentos Internos da CCPS

Mantém-se a necessidade de adaptar o regulamento interno da CPPS à realidade estatutária atual, sendo imperioso enquadrar o conjunto dos regulamentos existentes, bem como estudar a oportunidade de criar novas regras de funcionamento e um adequado enquadramento das atividades da Casa nas suas múltiplas valências. Procuraremos levar a efeito esta tarefa.

O plano de atividades da CCPS identifica e esclarece as principais linhas de ação a desenvolver face às prioridades programáticas mais relevantes, tendo em conta o seu âmbito de competências, mas não prejudicando, obviamente, todas as iniciativas que a Direcção em cada momento pretenda levar a cabo, bem como os ajustamentos que entenda introduzir às propostas agora apresentadas, no respeito pelos fins da associação e tendo em conta a sua sustentabilidade económica e financeira.

A DIRECÇÃO

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra todos os direitos reservados

webmaster

Top Desktop version

Este Website usa Cookies ..... Ver Politica e Privacidade