Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

Coletividade de Gralhas Elegeu Presidente em Dia de Aniversário

Apesar da bandeira do Grupo Unidos e Progresso de Gralhas (GUPG) tem inscrita a data de 1 de Maio de 1976, a fundação legal chegou mais tarde e foi apenas no dia 30 de Abril de 1982, que passou a existir oficialmente e, por essa razão, a coletividade completa este ano 40 anos de atividade e 34 anos de fundação. Esta efeméride motivou a direção para promover um almoço de confraternização, que se realizou no passado dia 3 de Abril de 2016, na Cantina da Universidade Lusófona, em Lisboa.

 Aproveitando a mobilização dos associados para o evento, antes do almoço realizou-se a Assembleia Geral ordinária da coletividade daquela aldeia da freguesia de Fajão-Vidual, que contou com mais de uma dezena de associados, tendo decorrido de forma ordeira e, a espaços, bastante participada. Para além de serem tratados assuntos de interesse para a coletividade, constava também da ordem de trabalhos a eleição dos órgãos sociais para o biénio 2016-2018, tendo sida aprovada por unanimidade a lista única proposta, constituída pelos seguintes associados:

Assembleia Geral

Presidente: Paulo Jorge Nunes de Almeida

1º Secretário: Maria Conceição Anjos Martins Batista Costa

2º Secretário: Fernando Augusto Santos Cruz

Direção

Presidente: Rute Alexandra Mendes da Cruz

Secretário: Sérgio Martins Pacheco

Tesoureiro: Ana Sofia Dias Pimenta

1º Vogal: Maria Luísa dos Reis Mendes da Cruz

2º Vogal: Hélia Marina da Silva Antunes

Suplentes: Artur Lopes Dias e Mário Augusto Batista

Conselho Fiscal

Presidente: Alfredo Gonçalves Almeida

Secretario: Jorge Manuel dos Santos

Relator: Arménio Almeida Correia

 

Chegada a hora do almoço, verificámos que não foram muitos os gralhenses que marcaram presença naquele convívio, mas aqueles que se associaram à festa não se arrependeram e tiveram uma tarde agradável. Associaram-se também à comemoração um considerável número de coletividades congéneres da região, designadamente as congéneres de Fajão, Camba, Covanca, Vale Derradeiro, Ponte de Fajão, Porto da Balsa, Ceiroco, Castanheira da Serra e Malhada do Rei.

Na mesa de honra a presidir ao almoço, esteve Paulo Jorge Nunes Almeida na qualidade de presidente da assembleia-geral, acompanhado por José Ferreira presidente da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, Carlos Simões diretor do jornal Serras da Pampilhosa, António Lopes Machado diretor do jornal A Comarca de Arganil, Sérgio Vicente vice-presidente da Casa concelhia, Alfredo Almeida e família, ex-presidente da direção, ainda Isaura Fernandes, António Manuel Fernandes, Daniel Almeida, Fernando Moreira, José Luís Costa e esposa em representação da Liga de Fajão.

Como é tradicional nestes convívios, logo após o almoço, vários oradores tiveram oportunidade de se referir a esta data marcante na vida da coletividade gralhense, começando pela recém eleita presidente da direção Rute Cruz, mais uma mulher que assumiu a liderança de uma coletividade regionalista, que começou por agradecer a presença de todos, especialmente às coletividades ali representadas e convidados. Referindo-se à atividade da coletividade pediu o apoio e colaboração de todos para a sua missão, deixando o desejo de muitos mais anos de vitalidade da coletividade.

Continuou a jovem presidente da direção informando que o 11º Encontro Convívio de Coletividades Regionalistas Fajaenses e Amigas, se vai realizar em Fajão, no dia 12 de junho de 2016, deixando o apelo à presença de todos e mostrando-se convicta que será mais um sucesso e uma grande jornada do regionalismo. Terminou anunciando que durante a tarde teriam animação musical com o Grupo de Concertinas “Os Serranitos” e no final o bolo de aniversário.

Seguiu-se a entrega de emblemas de 25 anos de associativismo, tendo sido agraciados os associados: Jorge Manuel Gonçalves; Mário Augusto Batista; Pedro Miguel Correia Dias; António Gonçalves Almeida e Maria Conceição Anjos Costa

Seguiram-se intervenções de vários representantes de coletividades congéneres, designadamente, Maria do Céu Brito por Castanheira da Serra, António Almeida por Ceiroco, Lourdes Maia pelo Porto da Balsa, Arménio Ramos pela Ponte de Fajão, Sérgio Trindade por Vale Derradeiro e Sónia Luís pela Covanca, tendo todos sido unanimes em dar os parabéns à coletividade em festa e destacar a coragem de Rute Cruz em assumir funções de presidente da direção, aumentado o número de mulheres que desempenham cargos de destaque nos órgãos socias das coletividades regionalistas. Sónia Luís e Lourdes Maia mostraram o seu orgulho por pertencer a esse grupo, que tem a experiente Isaura Fernandes como um exemplo a seguir como uma grande mulher regionalista. Sónia Luís e também Sérgio Trindade destacaram ainda o trabalho realizado pelo ex-presidente Alfredo Almeida e sua esposa Hélia, considerando que são um exemplo de dedicação e sacrifício, tendo os presentes correspondido com forte aplauso.

Isaura Fernandes, interveio em nome da Liga de Fajão para dar os parabéns ao GUP Gralhas e sublinhou as mensagens dos oradores anteriores, pela coragem da nova presidente Rute Cruz e por acumular também com o cargo de secretária do Liga. Salientou também o facto de Gralhas ser uma aldeia pequena mas tem o mérito de conseguir preencher a direção com elementos oriundos da aldeia. Deu igualmente destaque ao trabalho árduo e meritório realizado por Alfredo Almeida e Hélia em prol da sua terra, da freguesia e do regionalismo. Em nome da organização apelou também à presença de todos no 11º Encontro Convívio de Coletividades a realizar em Fajão no dia 12 de junho, havendo autocarros a partir de Lisboa, deixando o desafio para que a aldeia se encha de gente e de muita amizade e alegria, mantendo o sucesso dos anos anteriores. Terminou anunciando homenagem a Carlos Simões a realizar no dia 29 de maio, na Quinta Valenciana em Fernão Ferro.

Marco Almeida juntou a sua voz ao coro de desejos de muitos sucessos à coletividade gralhense, opinando que o evento que estavam a viver representa um incentivo às direções, porque as pessoas voluntárias que as integram gostam também de ser acarinhadas e reconhecidas publicamente. “Obrigado Rute pela disponibilidade e coragem por aceitar este cargo, porque quem critica não tem essa disponibilidade. Qualquer pessoa fica desmotivada se não tiver apoio” disse a concluir Marco Almeida.

Na qualidade de presidente cessante Alfredo Almeida referiu que a atividade como regionalista implica dedicar muito tempo da vida pessoal, mas trás ganhos significativos através da amizade que se difunde e recebe, sem a busca de qualquer recompensa. No seu caso pessoal, disse ter ganho muito enquanto pessoa por militar no regionalismo, seguindo grandes exemplos dos antepassados.

Carlos Simões usou da palavra para apresentar os parabéns de congénere de Camba e, na qualidade de diretor do jornal Serras da Pampilhosa, associou-se à festa e teceu palavras de incentivo à nova presidente. Colocou o jornal ao dispor da coletividade de Gralhas e todas as restantes, apelando para enviarem notícias das suas atividades. Anunciou ainda o início do Torneio de Futsal Intercoletividades da Casa concelhia, que decorre aos sábados entre o dia 9 de abril e 7 de maio, no Clube Futebol Varejense, em Lisboa, contando com 8 equipas do concelho, pedindo para que fossem assistir e aplaudir os atletas.

A Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra (CCPS) associou-se às comemorações desta coletividade filiada, tendo o seu presidente José Ferreira referido na ocasião que a ação do GUP Gralhas e de todas as associações regionalistas, merece ser destacada e apoiada, deixando palavras de incentivo à direção. Disse que motivar os jovens para a garantir a continuidade do regionalismo e dos seus princípios, é um desafio importante, saudando a entrada em funções da jovem presidente Rute. Deu os parabéns e disponibilizou o apoio da casa concelhia, anunciando a realização do III Encontro de Concertinas da CCPS, a realizar no dia 24 de abril e as comemorações dos 75 anos da casa concelhia, com uma sessão solene no próximo dia 1 de junho e grande almoço de aniversário no dia 5 de junho.

Encerrou Paulo Almeida, presidente da Assembleia-geral, cumprimentando os associados e coletividades presentes. Referiu que o GUP Gralhas surpreende com a sua atividade e melhoramentos realizados, com destaque para as recentes obras de beneficiação realizadas na aldeia pela direção cessante liderada por Alfredo Almeida, para quem pediu uma salva de palmas. Deu os parabéns aos associados agraciados com emblemas de 25 anos, e agradeceu publicamente o relevante papel da imprensa regional para apoio às coletividades. Agradeceu a presença de todos e colocou-se ao dispor para ajudar a nova direção na sua atividade, apelando para a participação no leilão que se seguiria e para disfrutarem da atuação dos Serranitos.

Pela voz de Arménio Ramos, seguiu-se um animado leilão de boas ofertas, recolhendo-se donativos no valor de 2200 euros, muito importantes para a realização dos necessários melhoramentos em Gralhas.

A atuação do Grupo de Concertinas “Os Serranitos” animou a tarde conforme anunciado, com a sua boa música deu azo a que, espontaneamente, se forma-se animado bailarico. Para culminar, ao fim da tarde foi hora de todos cantarem os parabéns ao som das concertinas, apagar as velas do bolo de aniversário e brindar por mais um ano de atividade.

A direção agradeceu aos associados Fernando Santos e Alfredo Santos, proprietários do restaurante "Dominó" a oferta do bonito bolo de aniversário.

Entre os presentes ficou marcado o próximo encontro para dia 12 de junho, em Fajão para o 11º Encontro Convívio de Coletividades Fajaenses e Amigas.

 Carlos Simões

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra todos os direitos reservados

webmaster

Top Desktop version

Este Website usa Cookies ..... Ver Politica e Privacidade