Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

União Progressiva de Vale Serrão Homenageia Regionalistas

A União Progressiva de Vale Serrão comemorou o 60º aniversário da fundação, com um grande almoço de convívio realizado no dia 24 de Abril de 2016, naquela aldeia serrana.

 

Apesar de nesta airosa aldeia apenas viverem permanente pouco mais de uma dúzia de pessoas, compareceram neste evento cerca de 130, para se deliciarem com um almoço muito bem confecionado e servido pelas pessoas da terra, com excelente serviço de cozinha sob coordenação de Alda Neves, embora não sendo de lá natural continua a prestar relevantes serviços, tendo sido casada com o saudoso José Bernardo das Neves.

Tendo como palco as excelentes instalações da Casa de Convívio de Vale Serrão, de onde se pode disfrutar de uma das mais belas paisagens do concelho, possui um espaçoso e funcional salão, que foi inaugurado pelo antigo presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Augusto Veiga Nunes de Almeida, ao qual foi dado o nome do falecido José Bernardo das Neves, um símbolo da aldeia, à qual prestou relevantes serviços, assim como ao concelho, tendo sido um dos principais impulsionadores para a construção de uma grande e importante obra do regionalismo: a Ponte de Álvaro, que liga o concelho de Pampilhosa ao concelho de Oleiros.

A presidir à mesa de honra esteve o presidente da assembleia geral da coletividade, José Nunes Neves, composta pelo Eng.º Jorge Custódio, vice presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, pelo representante da Junta de Freguesia local, António Seco, por António Barata Lopes e António Fernandes Barata Gonçalves, respetivamente presidente e vice presidente da União Progressiva, pelo senhor Padre João Prior e por José Manuel, representante da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra e do Jornal Serras da Pampilhosa.

Terminado o almoço a sessão de discursos foi iniciada pelo presidente da mesa José Neves que cumprimentou os elementos da mesa de honra e todos os presentes, e agradeceu a presença naquele importante dia para a coletividade.

De seguida o Eng.º Jorge Custódio cumprimentou os presentes em nome da autarquia, agradeceu o convite e apresentou os cumprimentos do senhor Presidente da Câmara, que não estava presente por se encontrar em serviço. Teceu considerações elogiosas a quem confecionou e serviu o excelente almoço com que acabavam de ser servidos, enaltecendo a figura de Alda Neves, não só por ter sido a orientadora do almoço com outros colaboradores, mas também porque se trata de alguém que está sempre pronta a ajudar em tudo o que esteja a seu alcance. Aos jovens que ali estavam em elevado número, deixou palavras de incentivo para que venham às suas origens e de seus antepassados honrando assim sua memória.

Continuou Jorge Custódio afirmando ser importante trazer pessoas do exterior, divulgar o concelho e as suas belas paisagens, não esquecendo aquela que dali se desfrutava, sendo certamente uma das mais belas, senão a mais bela do concelho. Incentivou as coletividades para criarem um posto de trabalho. Opinou que se das 109 aldeias do concelho, se criasse um posto de trabalho em metade delas, era certamente muito importante para o concelho, e o município dá para isso ajuda, tal como está disponível para apoiar em tudo o que esteja a seu alcance, havendo presentemente obras iniciadas mas ainda não terminadas, mas deixou a garantia que em breve o serão.

Apresentou ainda os cumprimentos em nome da Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra, ali representada por António Seco, com a certeza que também tudo fará pelo engrandecimento desta e de outras terras de sua freguesia. A terminar, Jorge Custódio disse ainda que lhe constou que fazia falta uma máquina de lavar louça, anunciando que a mesma seria oferecida pelo município. Perante este anúncio, o autarca foi entusiasticamente aplaudido, que encerrou a sua intervenção apelando à divulgação das grandes potencialidade e qualidades do concelho, a fim de, todos unidos, se poder levar bem longe o nome de Pampilhosa da Serra, promovendo o turismo como setor de grande importância para o desenvolvimento.

António Barata Lopes, presidente da direção, começou por cumprimentar os presentes, agradecendo a sua presença, que serve de motivação ao  trabalho da direção. “Só todos unidos podemos colaborar para que nossa terra tenha as melhores condições possíveis”  disse o presidente, que agradeceu e enalteceu a figura de Alda Neves, pela sua sempre pronta colaboração e dedicação. Terminou lembrando que a seguir seria a reunião da assembleia geral, apelando a todos sua comparência.

Foram em seguida homenageados com Diploma de Mérito Regionalista, três distintos regionalistas filhos da terra, sendo eles, António Fernandes Barata Gonçalves, José Lopes Pereira e Américo Barata Lopes, pelos relevantes serviços prestados ao longo de dezenas de anos com total dedicação à sua terra, contribuindo decisivamente para o seu engrandecimento.

No ecrã do salão foi exibido um vídeo dedicado a cada um dos associados homenageados, relembrando seu passado, desde a infância até à atualidade. Todos agradeceram a distinção que estavam a receber, tendo José Lopes Pereira ficado muito emocionado ao ver seu passado, além de agradecer à direção, lembrou os seus “professores” no regionalismo, sendo que já nenhum se encontra entre nós, que foram José Bernardo das Neves e Manuel Marques João, dizendo que com eles muito aprendeu, sendo pessoas que tudo fizeram pelo engrandecimento de sua terra e do concelho.

E assim terminou mais um excelente convívio que decorreu da melhor forma, tendo cada um seguido aos seus destinos decerto com vontade de voltar.

Zé Manel  

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra todos os direitos reservados

webmaster

Top Desktop version

Este Website usa Cookies ..... Ver Politica e Privacidade