Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

RUI VICENTE HOMENAGEADO EM MALHADA DO REI

  

A Comissão de Melhoramentos de Malhada do Rei (CMMR), levou a efeito no dia 23 de julho de 2016, o seu tradicional almoço anual, no qual se comemorou o 56º aniversário daquela coletividade regionalista.

Para além da comemoração desta efeméride, a direção estabeleceu como motivo principal deste evento, homenagear a título póstumo o seu anterior presidente da assembleia geral e dirigente de destaque Rui Vicente, que cedo partiu deixando aquela aldeia e o concelho em choque, pela perda de um ainda jovem e grande regionalista, dirigente da coletividade e muito amigo de todos os malhadenses e de todos os que com ele tiveram a felicidade de conviver ou contactar.

 O programa do dia iniciou-se com a celebração de Missa pelas 11:00 horas na igreja de Malhada do Rei, pelo padre Orlando Henriques, que encheu aquele templo. Seguiu-se uma primeira homenagem surpresa no salão da Casa de Convívio da coletividade, contando com a presença de muitos malhadenses, familiares, amigos e convidados. Na ocasião estavam o presidente da assembleia geral, Elido Lopes, acompanhado do presidente da direção Roberto Almeida, o vice-presidente José António Dias, aos quais se juntou o presidente da câmara municipal José Brito Dias, os representantes da junta de freguesia de Unhais o Velho, José Batista e António Domingos e o tesoureiro da junta de freguesia de Fajão-Vidual, Américo de Almeida e vários representantes de coletividades e entidades amigas. 

Rui Vicente foi a figura cuja memória fez correr lágrimas em toda a assistência. No salão da Casa de Convívio, obra que ajudou a construir, ficou a sua fotografia em local de destaque, que esteve coberta pela bandeira do Grupo Treme-Treme, do qual fazia parte, gostava e era grande elemento ativo.

No descerrar desta foto, o presidente da direção da CMMR, Roberto Almeida usou da palavra para dizer que o grupo Treme-Treme tinha um grande significado para o Rui Vicente. Continuou dizendo que o Rui era um grande homem de Malhada do Rei pela sua simpatia e obra feita, muito querido de todos e certamente o mais merecedor de homenagem da sua terra, do seu concelho e da sua região.

Perante toda a família Vicente e todos os presentes, tivemos oportunidade de assistir a um vídeo alusivo ao homenageado, que recordou o grande Rui e emocionou todos os presentes.

Dali todos se deslocaram até a um dos locais mais aprazíveis da nossa região. O Parque de Merendas de Malhada do Rei, com o seu parque desportivo, parque infantil, praia fluvial e saída do túnel de transvaze de água que vem do Alto Ceira, foi o cenário ideal em dia muito quente de verão, onde à sombra fresca das frondosas árvores do parque, esperava os mais de 200 participantes um grande almoço de convívio. No início, o presidente Roberto Almeida usou o microfone para chamar a atenção da multidão. O motivo era que a direção da CMMR decidiu atribuir àquele local o nome de Parque de Merendas Rui Vicente. Este ato foi materializado com uma placa e solenizado com a presença do secretário da Junta de freguesia de Unhais o Velho, José Batista que representou o presidente José Marcelino ausente por motivos de saúde, ao qual se juntou a família do Rui representada pelos seus três irmãos, Sérgio, Anabela e Elisabete Vicente. 

O calor não dava tréguas e a hora era de almoço. Após as entradas junto á praia fluvial, mais uma vez o presidente Roberto Almeida se fez ouvir na aparelhagem sonora. O motivo era importante e solene. No espaço principal do Parque de Merendas ficou eternizada a memória do Rui Vicente através da colocação de uma lápide bem concebida em homenagem ao “nosso Rui”. Na lápide ficou gravada a fotografia do Rui e a inscrição “Homenagem do Povo Malhadense ao seu para sempre Presidente Rui Vicente”. Na ocasião o monumento coberto com a bandeira da coletividade do seu coração, a Comissão de Melhoramentos de Malhada do Rei, estava toda a sua família, os autarcas, os dirigentes da comissão, coletividades congéneres e muitas amigas e amigos. A bandeira foi retirada da lápide pela filha do Rui, a Mariana, a esposa Irene e o presidente da câmara.

Neste ato de significativa emoção para todos os que conheciam o Rui e sabem a sua importância para a sua aldeia e para a região, o presidente da coletividade Roberto Almeida, usou da palavra para, de forma emocionada, dizer o seguinte:

“ Sei que esta homenagem não é da dimensão que o Rui Vicente merece, mas também sei que não é preciso muito mais para nos lembrarmos dele (…) porque estará sempre na nossa memória e no nosso coração. Os nossos gestos, a nossa demonstração de carinho, o nosso sentimento de dor pela perda do nosso presidente e a nossa presença aqui hoje, é o sinal do quanto o Rui significava para cada um de nós.

Assim, a primeira palavra é para a família dizendo que a vossa dor é também a nossa dor. Ao Ti António Vicente e á Ti Lúcia um grande abraço e solidariedade na hora de dor pelo vosso filho que também é filho de Malhada do Rei.

Aos irmãos Sérgio, Beta e Bela, a perda de um irmão tão jovem é como perder uma parte de nós; é como olhar para um álbum de memórias que só trazem saudade. Um grande abraço de carinho para vós.

Para a esposa Irene, dizer-lhe que perder um companheiro de uma vida com uma idade tão jovem é revoltante e incompreensível. Um grande beijo.

Para a filha Mariana, ver partir o seu herói quando precisava tanto dele faz-nos pensar…porquê? Porque é que a vida é tão injusta? Porque é que não se despediu? A estas e outras perguntas nunca terás resposta, mas quando aqui um dia voltares com os teus filhos, vais contar-lhes cheia de orgulho, o porquê desta grande homenagem e, vais também dizer-lhes, o quanto o coração do avô era enorme e o quanto este povo gostava dele e o admirava.

Termino agradecendo a todos a presença neste dia tão especial e cheio de emoções e sentimentos. A todos um bem-haja e uma enorme salva de palmas para o nosso sempre Presidente Rui Vicente”

 Após esta marcante cerimónia, seguiu-se o almoço à sombra fresca do arvoredo do parque para todos os presentes, onde se contavam muitos malhadenses, familiares e amigos. Entre os presentes esteve João Domingos Ramos vindo de recente intervenção cirúrgica à garganta, ele que era um parceiro dos leilões das festas com o Rui Vicente. Na mesa de honra esteve José Brito Dias, presidente do município, ladeado pelo presidente da assembleia geral, Elídio Lopes, o secretário da Junta de freguesia de Unhais o Velho, José Batista, o vice presidente da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra e diretor do jornal Serras da Pampilhosa, Carlos Simões, o presidente da direção Roberto Almeida e representantes das coletividades de Póvoa da Raposeira, Meãs, Fajão e outras. 

O quente dia de verão resultou em salutar encontro de todos, onde algumas entidades e personalidades presentes usaram da palavra perante a numerosa assistência. Iniciou o presidente da assembleia geral com um grande agradecimento a todos por se juntarem aquela significativa homenagem ao Rui Vicente e às comemorações do 56º aniversário da coletividade. Recordou o sonho de todos há 20 anos atrás em construir ali naquele local um Parque de Merendas com um recinto polidesportivo, piscinas e jardim infantil. Disse ter sido uma luta de muitos dirigentes entre os quais se destacou o Rui Vicente, que deve estar orgulhoso da obra que ajudou a construir de forma determinante. Agradeceu à Junta de freguesia de Unhais o Velho e à Câmara Municipal o apoio concedido. Agradeceu ainda à direção da coletividade terem continuado a lutar pela aldeia, opinando que a continuidade deve assentar nos mais jovens, com mais inovação assegurando assim a vitalidade da aldeia. Enalteceu o trabalho da direção atual que deve ser reconhecido.” Mesmo nas falhas devemos estar unidos e apoiar a direção”, disse o presidente da assembleia geral, que terminou dizendo que o Rui Vicente deverá estar orgulho por estarem ali tantos amigos.

António Vicente, sobrinho de Rui Vicente, usou da palavra para sublinhar as características do seu tio. A atitude sempre positiva e espirito solidário de ajuda ao próximo sem pedir nada em troca, foram referidas como traços identitários da personalidade do seu tio Rui. Lembrou um episódio relacionado com a sua alergia ao leite e derivados, em relação à qual o tio Rui lhe gracejou “…não és alérgico ao vinho e à cerveja e por isso estás safo…” .

José Brito, na qualidade de amigo do Rui e de presidente do município, após cumprimentar os membros da mesa e todos os presentes, disse: “Não temos que estar tristes neste dia porque o Rui não quer. Ele gostava de festa e de alegria e é isso que temos que fazer. Vamos fazer-lhe a vontade para ele estar feliz.”. Continuou descrevendo o Rui como um grande Homem e um exemplo de vida a todos os níveis. Alguém muito próximo da família e alguém que deixou um grande legado que deve ter continuidade e não deixar enfraquecer a coletividade da sua terra, mas sim continuar cada vez mais forte. Sublinhou o orgulho que o Rui dever sentir no dia em que se comemorava o 56º aniversário da Comissão. A terminar José Brito anunciou a todos que todo o espaço do Parque de Merendas de Malhada do Rei tinha sido adquirido pelo município à EDP, sendo agora um espaço de todos, o que provocou grande aplauso. Rematou com “Parabéns a todos os malhadenses”.

A encerrar o período de intervenções usou da palavra Roberto Almeida que começou por cumprimentar os seus colegas de direção e seguidamente os membros da mesa. Aludiu ao aniversário da coletividade e sua importância, e enalteceu o facto de José Brito ter cumprido a sua promessa de aquisição do espaço do parque de merendas e de resolver o problema do abastecimento de água à aldeia. Mostrou-se muito agradado pela adesão à iniciativa de fazer homenagem ao Rui Vicente e destacou a disponibilidade de Elidio Lopes para ocupar o lugar do malogrado Rui na presidência da assembleia geral. A terminar Roberto Almeida desdobrou-se em agradecimentos aos seus parceiros dos corpos sociais e muitos outros que deram grande colaboração para aquela comemoração e homenagem. Terminou com “Obrigado a todos e em especial à Família Vicente”, oferecendo à família uma fotografia da autoria de Paulo Almeida. 

Seguiu-se um brinde à CMMR pelos 56 anos e todos cantaram os parabéns soprando as velas num belíssimo e saboroso bolo de aniversário. Parabéns.

Carlos Simões

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra todos os direitos reservados

webmaster

Top Desktop version

Este Website usa Cookies ..... Ver Politica e Privacidade