Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

Grande Concentração de Concertinas Enche Auditório Municipal

 

Resultou em grande êxito a Grande Concentração de Concertinas realizada dia 17 de Abril de 2016, promovido pelo Grupo de Concertinas do Machio no auditório municipal do Edifício Multiusos de Pampilhosa da Serra.

Conforme programa, este evento iniciou-se com a concentração para um almoço que decorreu no restaurante comunitário da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, no qual participaram cerca de 130 convivas, onde estiveram os componentes dos diversos grupos de concertinas convidados.

 

Apesar do programa do evento ter sido alterado devido à chuva, e por isso não ter sido feito o desfile previsto pelas ruas da vila, o êxito foi grande e os aplausos são poucos para todas pessoas intervenientes que gratuitamente se deslocam, e alguns de bem longe, só para mostrar a sua cultura e músicas tradicionais da sua região.

Os grupos, presentes além dos anfitriões Grupo de Concertinas do Machio, foram os “Amigos da Gaita” de Ansião, Grupo de Concertinas de Serpins, Grupo de Concertinas da Lousã, Grupo de Concertinas de Carenque-Amadora, e o Grupo de Concertinas de Casconha-Cernache, Coimbra. O auditório municipal onde foi apresentado este maravilhoso espetáculo foi pequeno para receber tão elevado número de espetadores que, apesar de se colocarem mais cadeiras, ainda alguns tiveram de ficar de pé.

Nas suas atuações os grupos demonstraram o melhor que tinham e sabiam, não havendo defeitos a apontar. Destaque para os de Casconha, Cernache, pelo brilhante espetáculo que apresentaram, apontando contudo como menos bom os seus trajes, sendo todos de preto, simboliza tristeza, e a música regional simboliza alegria, mas aceita-se de bom grado, cada qual tem seus gostos e tradições.

No auditório a apresentação foi feita pelo representante do Grupo de Concertinas de Machio, Álvaro Margarido, que se mostrou muito satisfeito por ver o auditório completamente cheio, agradecendo a todos os grupos assim como aos presentes. Chamou ao palco todos os representantes dos grupos presentes para lhes serem entregues lembranças oferecidas pelo Município de Pampilhosa da Serra, sendo essa entrega efetuada pelo seu representante, senhor vereador João Santos Alves, que na ocasião agradeceu a presença de todos, salientando a importância destes eventos para o concelho, desejando as boas vindas a todos os grupos participantes. Transmitiu mensagem do município, na qual mostrou todo o gosto em participar e apoiar, estando a autarquia disponível para colaboração futura.

O espetáculo musical foi aberto pelo Grupo de Concertinas do Machio com o hino do grupo, seguido de mais duas músicas, passando de seguida à atuação dos outros grupos que, durante meia hora cada, apresentaram com qualidade as suas tradicionais músicas.

De salientar que o auditório manteve-se cheio até ao final, confirmando a certeza que a música regional continua a ser a mais preferida dos pampilhosenses e do povo Português.

E assim terminou mais este grande evento cultural, ficando a organização com a certeza do dever cumprido, e todos visivelmente satisfeitos decerto com vontade de voltar.

 Zé Manel   

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra todos os direitos reservados

webmaster

Top Desktop version

Este Website usa Cookies ..... Ver Politica e Privacidade