Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra

PAMPILHOSA DA SERRA ESTEVE AO RUBRO NAS FESTAS 2016

A 19ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia de Pampilhosa da Serra (FAG), resultou em enorme êxito transformando a vila no epicentro da animação do concelho neste Agosto de 2016.

Contando com a presença da vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Dr.ª Isabel Damasceno, o presidente do município, José Brito, diversos autarcas da região, entidades, empresários e ilustres desportistas pampilhosenses, realizou-se no dia 12 de Agosto a cerimónia de abertura da FAG 2016.

 

Por oferta do Município, a cerimónia de abertura foi precedida do habitual jantar no Villa Pampilhosa Hotel, tendo sido Isabel Damasceno, também representante da Associação Nacional de Municípios Portugueses na CCDR Centro e ex-presidente da Câmara de Leiria, a personalidade convidada pela edilidade pampilhosense para presidir à inauguração.

No final do jantar, em ambiente bastante acolhedor, podendo referir-se que se estava no seio da família pampilhosense, o Presidente do Município José Brito deu testemunho de reconhecimento e agradeceu a Isabel Damasceno a ajuda e empenho na gestão e acompanhamento das candidaturas aos fundos comunitários para a autarquia, mas também para a região. Enalteceu o modo crescente em que se vêm realizando as Feiras, sendo esta edição e um forte impulso para a economia local, numa fase do ano em que a população no concelho atinge números elevadíssimos, estimando-se que ronde o quíntuplo da população residente ao longo do ano. José Brito no final da intervenção ofereceu a Isabel Damasceno uma lembrança constituída por um cesto com produtos regionais pampilhosenses.

Isabel Damasceno manifestou agradecimento pelo convite e pelas palavras que José Brito lhe dirigiu, exprimindo que as dificuldades acrescidas dos municípios da região a levam a sentir pelos mesmos um grande carinho, até por razões da sua origem transmontana. Enalteceu as qualidades de José Brito que se manifestam por ser um grande lutador pela sua terra e pela sua região, referenciando Pampilhosa da Serra como uma terra de gente muito notável, quer em residentes quer para além dos que aqui residem.

Na ocasião José Brito agradeceu ainda a presença dos ilustres convidados, em especial à dirigente da CCDRC, e também enalteceu o papel importante desempenhado pelas juntas de freguesia para o desenvolvimento do concelho e da região, ali bem patente com a instalação de espaços onde mostravam e divulgavam o que de bom cada uma delas tem no seu território.

Deixou mensagem de gratidão ao Prof. José Ramos Mendes, presidente da Assembleia Municipal, que se encontra com algumas dificuldades de saúde, considerando de seguida que a feira é muito importante para o concelho e tem vindo sempre a crescer ao longo das 19 edições, enaltecendo o papel da Imprensa Regional na divulgação do evento.

Após o simbólico corte da fita decorreu a visita aos standes onde as diversas freguesias, instituições concelhias, empresas e particulares, mostravam os seus produtos, onde sobressaiam os produtos endógenos como o mel, aguardentes, doçaria e o artesanato em xisto, madeira e outras riquezas de excelência que são o orgulho das gentes da Pampilhosa da Serra.

O Stand da Casa do Concelho estava localizados na zona da passadeira vermelha, local em que houve oportunidade de fazer a oferta a Isabel Damasceno da medalha dos 75 anos da Casa do Concelho, retribuindo esta com um reconhecimento profundo uma vez que, segundo disse, é uma colecionadora deste tipo de obras. 

Religiosidade, Artesanato, Gastronomia, programas musicais de luxo e muitas atividades lúdicas marcaram e “colocaram ao rubro” o mês de Agosto na Vila de Pampilhosa da Serra.

Desde as festividades religiosas dedicadas a Nossa Senhora do Pranto até a um programa lúdico e musical de luxo, o programa foi elaborado de forma a enriquecer o certame. As danças, cantares e música, contando com a presença dos ranchos folclóricos do concelho e do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense, que proporcionou um brilhante e colorido espetáculo, em sintonia com lançamento de fogo-de-artifício.

Como cabeças de cartaz as atenções focavam-se nos artistas convidados, com destaque para Pedro Abrunhosa no dia 13, o grande artista pampilhosense Tony Carreira no dia 14, e no dia 15 esteve Miguel Araújo, que encheram por completo recinto junto à Praça do Regionalismo. Foi também nesta praça que a gastronomia evidenciou as suas artes serranas, pois durante duas semanas foram nas tasquinhas disponibilizadas faustas refeições e petiscos, chegando em alguns dos dias a ter que se esperar tempo significativo para se conseguir um lugar para saciar os apetites.

Nos standes foi proporcionado aos nossos conterrâneos e visitantes a observação e aquisição de uma panóplia de produtos e artigos regionais, quer de produção pampilhosense quer de origens diferentes que ali se deslocaram para realização de negócio.

E em Agosto a animação de Verão na Pampilhosa da Serra tinha continuidade com o evento “Seaside Sunset Sessions 2016”, o qual de 12 a 21 trouxe às madrugadas na Praia Fluvial uma animação eletrizante, destacando-se as madrugadas de 19 e 20 em que a animação foi surpreendente. Mas todo este período teve madrugadas com Dj`s de renome internacional, sendo já este evento considerado dos melhores a nível nacional. Verificou-se sempre uma crescente proximidade e vibrante interação com o público, tendo como palco a Praia Fluvial da vila.

O Município de Pampilhosa da Serra, nas pessoas do seu Presidente José Brito, Vice-Presidente Jorge Custódio e Vereadora da Cultura Alexandra Tomé, bem como todos quantos se mobilizaram para estes eventos, merece o nosso maior apreço pelo sentido de servir que demonstram na elevação do BOM nome do território pampilhosense neste memorável evento.

A Pampilhosa da Serra inspira natureza e muita aminação. Uma vila do interior do interior que se afirma como um destino de excelência e onde cada vez mais é bom viver e visitar.

E agora estamos já a pensar na FAG 2017.

 José Ferreira e Carlos Simões

Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra todos os direitos reservados

webmaster

Top Desktop version

Este Website usa Cookies ..... Ver Politica e Privacidade