Read Time:4 Minute, 26 Second

Espectáculos, exposições, oficinas e ateliers, workshop, festivais, artesanato, iguarias, na rua e à boleia, evoluíram na Praça Nobre da cidade de Lisboa entre 28 e 30 de Maio (2010), numa programação representativa das mais diferentes Regiões de Portugal que vão do Minho ao Vale do Tejo, pensada para os habitantes da cidade de Lisboa e os seus visitantes nacionais e estrangeiros.

[Best_Wordpress_Gallery id=”4″ gal_title=”0002 – Casas regionais lisboa”]

Naquele último fim-de-semana de Maio, a Praça D. Pedro IV (ROSSIO), em Lisboa, viu inscrita na sua moldura uma grandiosa manifestação de cultura e gastronomia populares regionais, organizada pela ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa e as suas representadas Casas Regionais, num evento integrado nas Festas da Cidade de Lisboa, sobre a égide da Câmara Municipal de Lisboa, através da EGEAC.
Expressamos, na pessoa do Senhor Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Manuel Brito, público reconhecimento pelo quanto carinho tem sido demonstrado para com este movimento representativo das mais diferentes Regiões de Portugal, elucidativo do respeito e consideração por quem, oriundo das mais diversas Vilas e Aldeias deste País, dão o melhor do seu esforço e saber para o enriquecimento das suas Regiões e da cidade de Lisboa que os acolheu.
Castanheira de Pêra, Vila Nova de Cerveira, Arganil, Alvaiazere, Pampilhosa da Serra, Arcos de Valdevez, Tondela, Tábua, Penacova, Castro Daire, Paredes de Coura, Valença, Ponte de Lima, Ferreira do Zêzere e Tomar, fizeram jus ao quanto de bom se cria e desenvolve em quinze concelhos de Portugal, presentes no evento com o seu Stand por intermédio das suas Casas Regionais em Lisboa.
A Direcção da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra dedicou, como é lema da sua Direcção, todo o esforço e disponibilidade possíveis para que o nosso concelho estivesse condignamente representado, estando persuadidos de que o teremos conseguido.
Para além de alguns produtos regionais que amavelmente nos foram enviados por produtores do nosso concelho, aos quais agradecemos toda a disponibilidade que tiveram para connosco, tivemos também uma exposição de muitas das lindíssimas paisagens que proliferam pelo nosso território, significativamente admirada e louvada pelos visitantes.
Quiseram estar connosco nestes dias o Museu da Aldeia de Carvalho com a divulgação da exposição “Pampilhosenses na I Grande Guerra”, tendo-o feito presencialmente no domingo, através de duas suas representantes.
A Aldeia do Trinhão, com a publicitação do seu evento anual “Festa do Marisco”, a realizar naquela localidade.
Também a Aldeia da Maria Gomes marcou presença com um sorteio de um fim-de-semana para duas pessoas na Casa da Professora.
Na sexta-feira à noite os “SERRANITOS”, grupo de concertinas composto por distintos tocadores oriundos dos elementos do Rancho Folclórico da Casa do Concelho, brindaram-nos com uma exemplar actuação.
No Sábado a presença artística do Concelho de Pampilhosa da Serra fez-se através da actuação do Rancho Folclórico de Dornelas do Zêzere, tendo o seu Grupo de Bombos tido a honra de abertura das intervenções com uma arruada pela Praça do Rossio e posteriormente actuando em palco.
A meio da tarde foi a vez do Rancho Folclórico de Dornelas do Zêzere encher a Praça, brindando a inúmera assistência com os cantares da nossa região serrana, e que bem que o fizeram com a demonstração de valentia e audácia nos Bombos e grande destreza nos cantares e danças no Rancho Folclórico.
Bem-haja pelo modo como dignificaram a casa e o concelho de Pampilhosa da Serra.
No Domingo prosseguiu a Festa do Fim-de-Semana das Regiões, com a actuação de Ranchos Folclóricos, Tunas, Cavaquinhos e muito do que se viu e ouviu durante três belíssimos dias. Foi o culminar de um trabalho organizativo de que as Casas Regionais e a sua Associação, a ACRL, se podem orgulhar, ficando um acumular de experiências que se irá traduzir na organização de futuros eventos.
Com a existência nos Stands de cada Casa Regional dos belos produtos da sua Região, desde Artesanato, Broa, Chouriços, Presunto, Vinhos Verdes e Maduros, Caldo Verde, Bolos, Mel, Aguardentes e muito mais, à disposição dos visitantes, foram prosseguindo as actuações dos variadíssimos grupos de danças e cantares, tendo, em representação da Casa do Concelho da Pampilhosa da Serra, actuado o seu Rancho Folclórico.
Entre sexta-feira e domingo foi a Praça do Rossio local privilegiado da actuação de inúmeros agrupamentos da música popular Portuguesa das mais diferentes regiões de Portugal, e um desfilar de público anónimo que ao longo dos dias se foi concentrando para gratificar com os seus aplausos quem ia passando pelo palco.
Tudo terminado, levantada a tenda, fica-nos a satisfação de termos, com a nossa disponibilidade e o nosso trabalho, contribuído para mais uma grandiosa Festa das Casas Regionais em Lisboa, pensando que para o ano deverá e terá que ser possível erguer uma vez mais este belíssimo evento.
Um Bem-haja muito sentido a todos quantos se disponibilizaram a ajudar-nos, com um agradecimento particular à Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra que facultou alguns produtos para o Stand e o transporte para que o Rancho de Dornelas do Zêzere pudesse estar presente.
Uma saudação muito fraterna aos nossos companheiros regionalistas que vêm contribuindo para o engrandecimento das suas Regiões e da ACRL, com particularidade para quem tem a seu cargo a direcção da Associação.

VIVA O ASSOCIATIVISMO!
VIVA A FRATERNIDADE ENTRE REGIÕES!

Autor: Zé Ferreira

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *