Casa do Concelho e Serras da Pampilhosa festejam aniversário de forma inédita
7 de junho de 2020, fica para a história da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, como um dia diferente.
[Best_Wordpress_Gallery id=”33″ gal_title=”0016 – Jornal 252 – Junho de 2020″]
Nas suas instalações foram assinalados o 79. º aniversário da instituição e o 21.º do jornal Serras da Pampilhosa, contrariando a tradição histórica em que a sede se enche de gente, tornando-a pequena para albergar muitos pampilhosenses e amigos que ali afluem para conviver de forma efusiva e fraternal, bem característica das gentes serranas, sendo naturalmente gratificante para todos quantos ao longo do tempo vão gerindo os destinos da Casa Mãe do regionalismo pampilhosense.
Infelizmente, este ano os conhecidos efeitos da pandemia de COVID-19 no país e no mundo, fizeram com que a direção da Casa e do jornal seguisse as recomendações das entidades oficiais e assinalou as efemérides através das redes sociais, com declarações de alguns membros da direção e do Rancho da CCPS, através de vídeo transmitido em direto a partir da sede em Alfama, conforme noticiamos nesta edição.
Na minha qualidade de diretor do jornal “Serras da Pampilhosa”, versão impressa, assinalo com orgulho os 21 anos de publicações mensais regulares. Lembro o ano de 1999, quando o jornal Serras da Pampilhosa foi criado pela direção então presidida por João Ramos, com a finalidade de ser “A Voz do Regionalismo, permitindo assim dar visibilidade à meritória ação da Casa do Concelho e das cerca de 60 coletividades regionalistas ativas suas filiadas.
Sublinho as dificuldades iniciais visto que ninguém era jornalista, mas graças à vontade da direção e a disponibilidade do seu primeiro diretor, César Oliveira e do seu diretor adjunto, o saudoso Fernando Carvalho, foi possível iniciar a publicação, que desde então tem sido ininterrupta tendo sido já publicadas 252 edições mensais, e não posso deixar de recordar e homenagear todos os diretores, diretores adjuntos, redatores e colaboradores em geral.
Permitir-me-ão que lembre com maior destaque Armindo Antunes. Para mim será agora e sempre uma referência na vida desta publicação, e ainda um exemplo de dedicação e de grande Homem, quer para a Casa do Concelho, quer para o concelho de Pampilhosa da Serra, tendo sofrido muito nos seus últimos meses de vida com sua grave doença. O Armindo também está de parabéns e temos que agradecer o legado que nos deixou.
Agradeço também aos anunciantes e leitores, e a todos os que vivem o Serras da Pampilhosa e lhe dão parte da sua vida. Destaco António Rosa, considerando-o um grande colaborador que tem dado apoio determinante na revisão mensal de conteúdos. Destaco o nosso amigo Zé Manuel, colaborador incansável no território do concelho, que tem estado sempre disponível para fazer a cobertura dos eventos. Destaco também Beta Vicente pelo brilhante trabalho de paginação e composição gráfica e à Vigaprintes do nosso Sérgio Vicente sempre disponível.
Sendo este jornal Serras da Pampilhosa, versão impressa, a publicação de maior longevidade no nosso concelho, é para mim uma grande honra e um enorme orgulho servi-lo e certamente será para todos os que o constroem e levam até aos leitores.
Os tempos vão mudando, o mundo está em constante transformação e o jornal foi também sofrendo alterações diversas ao longo dos seus 21 anos. Novos desafios se colocam com o surgimento de novas tecnologias e também aqui deveremos fazer um esforço de as acompanhar, contudo, temos sempre que respeitar todos aqueles que gostam de ter na sua casa todos os meses o jornal físico em papel. O nosso jornal impresso não substitui publicações online e vice-versa.
Multiplicam-se publicações na internet com notícias do concelho. Surgiu recentemente o canal CCN que transmite semanalmente as noticias e atividades do Município e outras. Em simultâneo, diversas iniciativas de pampilhosenses e, também da própria Casa do Concelho, rivalizam para dar a notícia, a entrevista, o artigo ou a imagem. Serras online, sites e páginas de facebook de pampilhosenses e descendentes, parece-me que rivalizam pelas mesmas noticias, numa competição desenfreada e que pode vir a não beneficiar a imagem de Pampilhosa da Serra devido ao “calor” que essa competição gera. Respeito todas as opiniões e apelo ao bom senso.
A pouco tempo de acabar o meu mandato como diretor, não me apetece entrar nessa “guerra” e deixo aqui os parabéns à Casa e ao jornal pelos seus aniversários, com desejos sinceros de muitos anos de atividade e sucesso.
Para todos os leitores desejo muita saúde, bem longe desse maldito Coronavírus, e aos cuidadores e profissionais de saúde o meu Obrigado.
O diretor Carlos Simões
Average Rating