Conheça aqui a capa do Jornal Serras da Pampilhosa de Dezembro 2021
[Best_Wordpress_Gallery id=”72″ gal_title=”0034 – jornal 270 dezembro 2021″]
Editorial
Solstício, sinónimo de festividades
Estação do Verão, Festas e Romarias
Estação do Inverno, Natalidade e reunião da família
Consta dos anais da história dos povos serranos a sua propensão pela comemoração festiva e reunião familiar nas datas eclesiásticas de referência.
É das nossas vivências ao longo de anos e anos ser no território do concelho de Pampilhosa da Serra e arredores, durante a estação do verão, um permanente desfiar de festas e romarias, com uma consequente comunhão de convivência e alegria entre os povos das diferentes aldeias.
Vivemos também de uma forma bastante sentida a celebração do Natal, com a consequente reunião de famílias que faziam questão de em conjunto celebrar essa quadra Natalícia.
Nestes tempos de hoje, que decorrem de há dois anos, confrontamo-nos com a impossibilidade de livremente podermos levar à prática a manutenção dessas tradições, ficando privados das festas e romarias de Verão e das festividades eclesiásticas e reuniões familiares de Natal.
Forçados a interromper uma prática ancestral, em que a calmaria dava azo á azáfama de preparar tudo para a partilha, para receber a família, para confraternizar. Tempos em que os encontros, festas e fogueiras eram preparados pelas coletividades com antecedência para em momento de comemoração todos passarem belos momentos de convivência e partilha. Tempos em que tínhamos o “Pampilhosa Inspira Natal” onde reinava a boa disposição e as filhós espichadas abrilhantavam a festa. Tempos em que o “Serras da Pampilhosa” enchia as suas páginas mostrando a realização dos eventos que iam ocorrendo pelas aldeias do território de Pampilhosa da Serra.
Mas em 2020 não foi assim, e repetiu-se em 2021, porque estamos novamente no pico de uma pandemia que teima em não nos deixar, conduzindo-nos â imposição do afastamento social e a ditar o cancelamento de muitos dos festejos previstos, com a consequência de um Natal que uma vez mais teve de ser repensado.
Por tais ocorrências, também o nosso “Serras da Pampilhosa” não enche as suas páginas divulgando a criatividade e o empenho que as gentes das nossas aldeias sempre colocam na organização dos seus eventos, restando-nos anunciar os orçamentos aprovados, as atividades que a santa Casa da Misericórdia e CLDS desenvolvem, os problemas que aqui e ali vão surgindo no nosso concelho.
Contudo, mesmo em tempo de pandemia, na Vila de Pampilhosa da Serra foi mantida a tradição de fazer a fogueira de Natal, para nobremente aquecer os Pampilhosenses.
Deixamos aos nossos leitores e familiares votos de um BOM ANO, com muita saúde, e que para o ano tudo seja diferente, livres deste inimigo que, atualmente, nos inferniza a vida.
Paula Sofia Nunes
Diretora
Average Rating